Recuperar Senha de Acesso ao Portal das Finanças

Recuperar Senha de Acesso ao Portal das Finanças

2020-04-15 0 Por dicasfiscais

Sempre que houver necessidade de aceder ao Portal das Finanças, para consultar ou tratar de um assunto com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), necessita de ter uma senha para o efeito.

Nos dias de hoje, é mesmo imprescindível que faça os seus contactos com o fisco por via online, sendo a melhor forma através do E-Balcão, no Portal das Finanças.

Convém ter uma senha que não se esqueça, para não correr o risco de a esquecer, mas se por acaso isso acontecer, não se preocupe porque existem formas de proceder para que seja obtida uma nova senha. Nestes casos, não necessita de se deslocar a um Serviço de Finanças.

Desde logo, pode tentar recuperar a sua senha no Portal das Finanças. Ao efetuar um novo pedido de senha, a anterior será automaticamente cancelada.

Caso tenha o seu número de telemóvel confirmado junto da AT e ainda se recorde da resposta à sua pergunta de segurança, pode receber rapidamente por SMS um novo código.

Caso contrário, ser-lhe-á enviada uma carta para o seu domicílio fiscal, contendo a sua nova senha, mas tenha em atenção que, tendo em conta o tempo de expedição e distribuição pelo correio, o prazo para a receção da nova senha não será inferior a 5 dias úteis.

Existe ainda outra forma, dado que a AT, em parceria com a Agência de Modernização Administrativa, disponibiliza outras formas de se autenticar no Portal das Finanças. Se perdeu a sua senha, pode autenticar-se através do Cartão do Cidadão ou da Chave Móvel Digital e, em seguida, alterar a sua senha. Saiba como obter a Chave Móvel Digital em

https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave.

· No caso de necessitar mesmo de se deslocar a um serviço da AT

O pedido de senha pode ainda ser efetuado de forma presencialmente.

Não sendo possível recorrer aos meios eletrónicos mencionados anteriormente, os serviços da AT continuam disponíveis presencialmente (Serviços de Finanças), orientados para situações urgentes e inadiáveis, mediante agendamento prévio de um atendimento.

Para esse efeito, os agendamentos devem ser realizados através do Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707), devendo o contribuinte comparecer nos serviços apenas no dia e hora agendados.

Presencialmente a questão é resolvida em qualquer balcão das Finanças. Normalmente atribuem uma senha temporária com a qual o contribuinte deve fazer a alteração no portal e pedir uma nova senha num prazo de 5 dias.

Mas relembramos que nos dias de hoje (em tempos de Coronavírus) não se desloque a um serviço da AT sem ter agendado.

Conheça mais Dicas Fiscais aqui