Segurança Social Direta – Serviços

A Segurança Social disponibiliza um serviço dirigido aos cidadãos e às empresas para registo pela primeira vez na Segurança Social Direta ou para recuperação da sua senha.

Como Obter a Senha de Acesso

As pessoas que tenham os contactos atualizados na Segurança Social (número de telemóvel ou endereço de email), podem registar-se na Segurança Social Direta, sem precisarem de aguardar pelo envio de carta pin para a sua morada.

Como esta nova forma de registo, é enviado um código de verificação por SMS ou correio eletrónico para ativação imediata da conta.

Basta ter acesso à Internet, ter o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) com 11 dígitos e os referidos contactos atualizados na Segurança Social.

No caso de ainda não ter o NISS tem que efetuar o pedido, que também pode ser feito online.

Para aceder à Segurança Social Direta e obter a senha de acesso, deverá proceder da seguinte forma:

  • Aceder ao site da Segurança Social em www.seg-social.pt e clicar em Segurança Social Direta;
  • Em seguida, selecionar a opção “Efetuar Registo”, inserir o NISS e assinalar “Não sou um Robot” e selecionar as imagens pedidas e clique em “Validar”;
  • Depois, pressionar em “Prosseguir”.
  • Deve ainda concordar e aceitar o documento de termos e condições do serviço, pressionando em “Li e aceito os termos e condições do serviço”;
  • Indicar os dados de identificação: nome completo, data de nascimento, número de Cartão do Cidadão ou de outro documento de identificação civil e número de identificação fiscal (NIF).
  • De seguida, clique em “Próximo passo: contactos”;
  • Inserir os seus contactos: endereço de correio eletrónico e número de telemóvel. Prossiga carregando em “Próximo passo: alertas”.
  • Deve indicar como deseja receber os alertas da Segurança Social ou se não pretende usufruir deste serviço;
  • Para avançar no registo, clicar em “Próximo passo: Código”;
  • Indicar como quer receber o código de verificação, se por correio eletrónico ou por SMS. Se os contactos que indicou não estiverem previamente registados na Segurança Social, surgirá apenas a opção “Por Carta-Pin”. Nesta situação, ser-lhe-á enviado o código de verificação para a morada que consta na Segurança Social. Concluída esta etapa, pressione em “Próximo passo: resumo”;
  • Verifique se a informação que inseriu está correta. Se sim, clicar em “Confirmar. Imediatamente receberá o código de verificação no telemóvel ou no e-mail;
  • Introduzir o código de verificação e clicar em “Confirmar código de verificação”;
  • Para ativar a sua conta, defina e confirme a palavra-chave. Termine pressionando em “Confirmar palavra-chave”. Após este último passo, já poderá aceder à sua área pessoal na Segurança Social Direta.

O que é possível fazer na Segurança Social Direta?

Os serviços disponíveis na Segurança Social Direta estão organizados em seis áreas: conta-corrente, família, emprego, doença, ação social e pensões.

De seguida passamos a descrever os serviços que podem encontrar em cada uma das áreas referidas:

§  Conta-corrente

Nesta área pode consultar a informação sobre os vários valores que tem a receber ou a pagar à Segurança Social, a sua situação contributiva atual e eventuais dívidas em execução fiscal. Esta é também a área indicada para proceder a eventuais regularizações de pagamentos. Corresponde à sua informação financeira com a Segurança Social.

§  Família

É nesta área que pode requerer eventuais abonos a que tenha direito, nomeadamente, o abono de família e o abono de família pré-natal. E eventuais subsídios de parentalidade, como sejam subsídios para assistência a filho ou a neto e ainda pedir a prestação social para a inclusão.

Outra possibilidade é consultar o estado das várias prestações familiares.

Pode ainda fazer a prova escolar do ano letivo em curso e consultar provas escolares já efetuadas.

§  Emprego

Aqui pode verificar a situação do pedido de subsídio de desemprego, consultar as remunerações e descontos e, no caso dos trabalhadores independentes, registar a declaração trimestral com os rendimentos relativos à atividade são algumas das tarefas que pode realizar nesta área da Segurança Social Direta.

§  Doença

Este área tem disponível para consultar informação sobre as prestações de doença e emitir uma declaração de situação de subsídio de doença para apresentar no trabalho. Nos casos em que vai viajar para a Europa, pode através desta área, pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que será enviado para a sua morada no prazo de cinco a sete dias úteis.

§  Ação social

Nesta área, pode pedir apoio para instalação de equipamentos sociais, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Socais (Pares). Para além disso, pode comunicar as frequências mensais de utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

§  Pensões

Um dos serviços disponíveis nesta área é o simulador de pensões, que lhe permite saber o valor da sua pensão e da idade legal de reforma. Se tiver, pelo menos, 66 anos e quatro meses de idade ou ainda faltarem três meses para atingir esta idade, pode pedir a pensão por velhice e consultar a situação do seu pedido.

Conheça mais Dicas Fiscais aqui

Deixe um comentário