Os pagamentos nas compras online

Os pagamentos nas compras online

2020-06-22 0 Por dicasfiscais

Atualmente cerca de 50% dos internautas portugueses fazem compras online. A tendência é para crescer ainda mais, prevendo-se que em 2025, cerca de 70% dos consumidores portugueses façam as suas compras pela da internet, estimando-se que o valor de vendas seja de 9,7 mil milhões de Euros. Sendo a maioria das compras online dos Portugueses em Mercado Europeu.

Alertamos para o facto, de ser essencial estar bem informado para que possa garantir uma boa compra e estar atenta ao cumprimento das obrigações por parte dos vendedores e as plataformas digitais.

Os meios de pagamentos utilizados são: o Paypal, Multibanco, MBway, Cartão de Crédito, sendo a segurança dos pagamentos online é o maior desafio para a confiança dos consumidores.

Aconselhamos a utilizar o método de envio com pagamento à cobrança ou o método de pagamento por referência multibanco, evitando assim a transmissão dos seus dados bancários ao vendedor. E sempre que possível, deve realizar o pagamento através do site ou da plataforma, de modo a garantir um controlo, registo e responsabilidade por parte do operador do sistema caso se verifique alguma falha, pois uma das principais preocupações aquando da realização de compras na internet deverá ser sempre a segurança dos sites ou plataformas de venda e a segurança dos métodos de pagamento utilizados.

Assim, deve optar por realizar as suas compras apenas em sites de reconhecida credibilidade e que possuam um sistema de encriptação dos dados. Poderá fazer esta verificação através do prefixo “https” na barra de endereço do site.

Deverá também garantir que não introduz os seus dados de pagamento em computadores públicos ou em redes de internet públicas ou abertas, na medida em que os dados podem ser captados por terceiros. Deverá em alternativa optar pela utilização de redes móveis ou redes WiFi com o certificado de segurança WPA2 e garantir que o seu dispositivo possui as mais recentes atualizações de segurança.

De modo a garantir a segurança dos seus dados de pagamento, poderá optar por utilizar o método de envio com pagamento à cobrança ou por pagamento no multibanco, evitando assim a transmissão dos seus dados ao vendedor. Se este método de pagamento não estiver disponível, poderá utilizar o sistema de pagamento MBWay, MBNet ou PayPal, que permitem o pagamento através de cartões temporários ou de uma carteira virtual, evitando também a transmissão dos seus dados reais de pagamento ao vendedor. Se nenhuma destas opções estiver disponível, deve garantir a segurança e credibilidade do site antes de introduzir os dados do seu cartão de crédito ou de débito e não deverá realizar o seu pagamento fora do site ou plataforma na qual pretende realizar a compra.

Por fim, importa ainda dizer que deve ter em conta a leitura dos termos e condições de utilização do respetivo site, da política de privacidade e da utilização de cookies, de modo a garantir que os seus dados pessoais são tratados com segurança e que não são recolhidos dados sem o seu consentimento.

Conheça mais Dicas Fiscais aqui