
O Indexante dos Apoios Sociais para 2020
Já foi publicada a portaria que define o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) para o ano de 2020.
A portaria 27/2020 veio atualizar o (IAS) valor para o valor de 438,81 euros.
O que é o Indexante dos Apoios Sociais (IAS)?
Muitas vezes ouvimos falar do IAS e por isso achamos importante, fazermos aqui uma breve referência a este indexante e quais as situações em que se torna necessário a sua aplicação.
Este indexante encontra-se relacionado com a Segurança Social e os seus apoios, sendo assim um referencial que determina o cálculo e a atualização de vários apoios sociais e outras despesas públicas.
A Lei de Bases da Segurança Social, estabelece como um dos objetivos do sistema de segurança social a promoção da melhoria dos níveis de proteção social, e para esse efeito o IAS é calculado tendo em conta a variação do produto interno bruto nos dois anos anteriores e a variação do índice de preços no consumidor no ano anterior, excluindo os valores da habitação.
Estes dados são fornecidos ao governo pelo Instituto Nacional de Estatística que anualmente determina o valor do IAS.
O valor do IAS serve de referência para a Segurança Social proceder ao cálculo das contribuições dos trabalhadores independentes que emitam recibos eletrónicos (recibos verdes).
Também serve de base para o cálculo dos valores das pensões, subsídios e outros apoios sociais suportados pela Segurança Social, nomeadamente, o Complemento Solidário para Idosos, o Rendimento Social de Inserção, o Subsídio de Desemprego. Para além disto, este indexante é tido em conta, noutras situações, como por exemplo, na definição dos níveis de rendimentos que conferem isenção de taxas moderadoras.
Conheça mais Dicas Fiscais aqui
Esta página surge como forma de dar informações úteis sobre aspetos fiscais, que muitas vezes surgem em questões práticas do dia-a-dia.Quer seja direta ou indiretamente, todas as pessoas pagam impostos ao longo da vida. De uma forma simples, como o sair de casa para tomar um café, ou de uma forma mais complexa, tendo uma empresa, os impostos estão presentes em quase todos os atos da nossa vida.